Em um veículo com ABS, a unidade eletrônica de comando dos freios, com a ajuda de sensores de velocidade das rodas, monitora permanentemente a velocidade de cada roda individualmente. Se estes sensores detectarem que uma roda ameaça bloquear, o ABS interfere em uma fração de segundo e regula, de forma intermitente, a pressão de frenagem, evitando o travamento das rodas durante a frenagem.
O ABS também previne danos aos pneus. Pneus que travam em asfalto seco podem ter como consequência o achatamento da banda de rodagem, deixando de frear em condições ideais.
COM O ABS
Pise no pedal rapidamente e com força. Vá até ao fim do curso.
Mantenha o pedal do freio sempre acionado e contorne os eventuais obstáculos. O veículo pode ser controlado graças ao ABS.
A pulsação do pedal do freio e o som de clique mostram que o ABS está funcionando. São os intervalos de frenagem do ABS.
Mantenha o pedal do freio sempre acionado e contorne os eventuais obstáculos. O veículo pode ser controlado graças ao ABS.
A pulsação do pedal do freio e o som de clique mostram que o ABS está funcionando. São os intervalos de frenagem do ABS.
Lembre-se que o freio com antitravamento também está sujeito ao superaquecimento.
Fonte: O Dia Online