.

.
A Corretora que representamos trabalha com as mais conceituadas e competentes Seguradoras do mercado; possui uma equipe de profissionais treinados, buscando sempre soluções de alta qualidade e preço justo. Nossa meta: Identificar as áreas de exposição e recomendar soluções de alta qualidade. Estamos em Campos dos Goytacazes desde 1998 e temos a proteção que você procura. Fale com nossa equipe e depois de escolher a oferta de proteção, escolha os planos que mais te atendem. Canais de atendimento: WhatsApp (22) 99818-8832 ; e-mail: seguroemtemposderiscos@gmail.com ou c.barbosa2006@terra.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que as seguradoras oferecem de cobertura no caso de enchentes ?

A temporada de chuvas fortes, aumenta o perigo das enchentes. Neste ano, as chuvas acima da média que aconteceram na região serrana do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e também na capital paulista levaram muitas pessoas a se questionarem sobre as coberturas dos seguros, tanto residenciais como de veículos e de vida.

--------------------------------------------------------------------------------

Residência

No caso das residências, os prejuízos possíveis são diversos: casas alagadas, paredes danificadas, móveis e eletrodomésticos perdidos e até danos estruturais irreversíveis ao imóvel. Nesses casos, a primeira providência do segurado é tomar todas as medidas para evitar um dano maior e acionar imediatamente os órgãos competentes para que seja expedido laudos exigidos pela seguradora e em seguida comunicar o fato à seguradora através do corretor que lhe atende, de preferência munido de documentos que comprovem o dano causado, como fotos, por exemplo.

As seguradoras cobram à parte coberturas que protegem contra acidentes como queda de granizo, vendaval, tornado, ciclone, alagamentos, roubos e desmoronamento e outras disponíveis no mercado. Por isso, é importante buscar orientação através do corretor, que pode ajudar com estas e outras questões.

Importante analisar também as condições gerais do produto constante no manual do segurado , principalmente as clausulas de exclusões quando de possíveis solicitações de indenizações em caso de sinistro.

O valor da importância segurada contratada também deve ser outro fator considerado. Se para pagar um prêmio mais barato, a importância contratada for muito baixa, pode não ser suficiente para cobrir as despesas em caso de alguma catástrofe. Cabe lembrar que nos casos dos bens móveis , eletrodomésticos e eletroeletrônicos atingidos pela enchente, os seguros residenciais só cobrem os prejuízos do consumidor se estiver especificado no contrato a cobertura de prédio e conteúdo .

Veículos

No caso de automóveis atingidos por enchentes, a água pode entrar no motor, danificando a parte mecânica e elétrica do mesmo. No caso de submersão completa do veículo, muitas vezes há perda total. A apólice que contempla a cobertura compreensiva (Colisão, Incêndio e Roubo) do seguro de automóveis cobre vários eventos: incêndio ou explosão; roubo, colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo (por exemplo, árvores e postes); alagamento, enchente e inundação, inclusive de veículos guardados no subsolo; e outros riscos constantes nas condições gerais do produto constante no manual do segurado.

Além disso, o segurado pode contratar coberturas adicionais contra danos materiais, pessoais e morais causados a terceiros , indenizações por morte e invalidez causados aos passageiros do veículo segurado em caso de acidentes, carro reserva, além de desfrutar dos benefícios oferecidos na assistência 24 horas .
O segurado que contrata apenas a apólice de roubo, furto e incêndio não está coberto contra prejuízos causados por enchentes ao veículo.

O consumidor deve atentar ao questionário de avaliação de riscos, geralmente preenchido antes da assinatura do contrato. Qualquer mudança nas condições do seguro como troca de endereço, por exemplo, devem ser informadas à seguradora, para evitar problemas ao segurado. Todas as condições devem estar explicitadas no contrato.

No caso de enchente, não é raro ocorrer a perda total do veículo, pois quando a água atinge o painel do automóvel, danifica componentes eletrônicos caros e cujos danos podem facilmente atingir 75% do valor do veículo. O veículo também não deve ser ligado após ser atingido pela água, pois pode ter entrado água no motor e ao dar a partida ocorrer danos graves e o segurado perder o direito à indenização por ter agravado o risco.

Uma cláusula comum nos contratos de seguros de veículos deve ter a atenção dos consumidores: trata-se da cláusula de perda de direito à indenização devido ao agravamento intencional do risco pelo segurado. Assim, por exemplo, o segurado que, na pressa, ao invés de parar o carro e esperar o escoamento natural da água da chuva, resolve arriscar passando com o carro por áreas alagadas e danificar o veículo, pode ter negada a indenização.

Vida

Em se tratando de seguro de vida, qualquer que seja a causa que tenha determinado a morte do segurado, inclusive tempestades e enchentes, libera o pagamento do capital segurado aos beneficiários do seguro.
As condições gerais do produto constante do manual do segurado também apresentam cláusulas de exclusões em algumas situações, por isso é importante o segurado conhecer o seu conteúdo.

O seguro de vida normalmente abrange, além de morte do segurado, a invalidez permanente total e parcial (quando há a perda de algum órgão) e outras coberturas opcionais.

Sobre o Consultor e autor do Blog Seguro em Tempos de Riscos: No mercado há mais de 12 anos em Campos dos Goytacazes/RJ, oferecemos vários produtos e serviços, incluindo seguro para Automóvel; Moto; Caminhão, Residencial; Vida e Acidentes Pessoais; Empresarial; Condomínios; Náutico e Aeronáutico; Previdência; Diária por Incapacidade para Profissional Liberal; Responsabilidade Civil; Risco de engenharia; Imobiliário, Saúde, entre outros.

Opera com empresa credenciada na SUSEP - Superitendência de Seguros Privados, que dispõe de sistema exclusivo de consulta rápida e eficiente para cotações das melhores seguradoras do mercado.
Você está em Campos dos Goytacazes e procura por seguros ? Fale com um de nosso consultores ; envie mensagem para c.barbosa2006@terra.com.br . Nossa especialidade é cuidar de você !