O mercado imobiliário está aquecidos nos últimos anos. Facilidade de crédito, aumento de ofertas e ipos de contratos tem sido característicos do setor. Segundo uma pesquisa do Instituto Data Popular, 9,9 milhões de pessoas pretendem realizar o sonho da casa própria nos próximos meses.
No momento de escolher um imóvel, muitos ficam na dúvida sobre qual é o melhor tipo de financiamento.
Existem várias opções:
- consórcios,
- Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
- Sistema Financeiro Imobiliário (SFI),
- Compra direto com a construtora.
È preciso analisar as características de cada um desses financiamentos para que você poder ver qual melhor se encaixa no seu perfil. “Para não correr riscos, o ideal é não comprometer mais do que 30% da renda mensal e ter um fundo de reserva” aconselha o presidente da Associação de Mutuários de SP e adjacências, Marco Aurélio Luz.
Consórcio
Uma das modalidades de aquisição imobiliária que mais tem crescido. No primeiro trimestre de 2011 foi registrado um aumento de 11,3% nas vendas de cotas em relação ao ano de 2010, totalizando 57 mil unidades, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).
Como benefícios, especialistas destacam a ausência de juros, a possibilidade de usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para dar lances e receber a carta de crédito antes e o prazo de liberação menor em relação a outros financiamentos, que chegam a 30 anos.