Realizar o
check-up residencial é uma das melhores maneiras de reduzir os riscos de
acidentes na terceira idade.
Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das
lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são causadas por acidentes domésticos.
Outro dado que mostra a importância do check-up é a estimativa da população
idosa no Brasil, já que, de acordo com dados do IBGE, a população acima dos
60 anos superou a casa de 30 milhões de pessoas.
Segundo o doutor
José Sallovitz, cardiologista e coordenador médico da Allianz Assistance,
líder global em serviços de assistência 24 horas, “o acidente doméstico é um
risco que pode ser evitado com pequenos cuidados no dia a dia, gerando uma
melhor qualidade de vida para os idosos”.
Para o professor
e mestre José Carlos Guerra, coordenador dos cursos de Arquitetura e
Urbanismo no Centro Universitário Eniac, “a arquitetura define
espaços/abrigos e, como tal, interfere e define a maneira como as pessoas
vivem. No caso de idosos, assim como para as pessoas portadoras de
necessidades especiais, várias medidas podem ser tomadas a fim de facilitar a
mobilidade”.
Para tornar o
ambiente residencial mais seguro e minimizar as chances de acidentes, o Dr.
Sallovitz e o Prof. Guerra destacam 5 dicas importantes para os idosos.
Coloque
barras de segurança
A queda é considerada o principal acidente doméstico e pode acontecer em diversos locais da residência, como corredores, escadas e banheiros. Segundo o professor, “colocar apoios é uma escolha que ajuda a tornar o ambiente mais seguro. Nesta idade, de maneira geral, temos alterações no equilíbrio, então as barras auxiliam no cotidiano, seja para tomar banho ou realizar tarefas simples, como troca de cômodo”.
Cuidado
com os móveis
O espaço para circulação é extremamente importante para evitar acidentes. “Muitos móveis, mesas centrais, cômodas e plantas podem ser barreiras e provocar um acidente. O ideal é manter o caminho o mais livre possível, evitando esbarrões que podem resultar em contusões e quedas”, explica o Dr. José Sallovitz.
Ilumine
o ambiente
Uma boa iluminação na casa é uma ótima maneira de evitar acidentes, principalmente quando existe algum problema de visão. “Quanto mais claro o ambiente, menores são as chances de esbarras em algo no caminho. Utilizar balizadores fixados nas paredes pode auxiliar, já que a luz de teto, algumas vezes, não é suficiente. Outra maneira é instalar mais interruptores, como em locais próximos à porta ou ao lado da cama”, sugere o doutor.
Retire
os tapetes da casa
Por mais que os tapetes embelezem o ambiente, eles podem ser vilões para pessoas com passos mais lentos e arrastados. “O ideal, para evitar escorregões e tropeços, é a retirada deles. Mas outra solução é a utilização de tapetes antiderrapante ou fixadores de silicone em cada ponta”, sugere o Prof. Guerra.
Utilize
poltronas e cadeiras com braços
Outro ponto de observação são as cadeiras e poltronas utilizadas na casa. “O ideal é que esses móveis tenham braços, gerando um apoio para a hora de se levantar ou sentar, auxiliando no equilíbrio e proporcionando maior segurança”, finaliza o Dr. José Sallovitz.
Sobre a
Allianz Assistance
A Allianz Assistance é uma das marcas comerciais da Allianz Partners, empresa dedicada a garantir proteção e cuidado mundialmente, que pertence ao Grupo Allianz SE, e é líder B2B2C em soluções de assistência de seguros nas seguintes áreas de especialização: assistência global, saúde e vida internacional, automóvel e viagem. Estas soluções, que são uma combinação única de seguro, serviço e tecnologia, estão disponíveis para clientes institucionais ou através de canais diretos e digitais sob cinco marcas de renome internacional: Mondial Assistance, Allianz Assistance, Allianz Travel, Allianz Care e Allianz Automotive. Esta família global de mais de 19.000 colaboradores está presente em 78 países, fala 70 línguas e trata 54 milhões de casos por ano, protegendo clientes e funcionários em todos os continentes. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 2.000 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 12.500 prestadores de serviços que vivem para ajudar.
Fonte: Allianz Assistance
|