Aumenta a procura por turismo e planos odontológicos e, de quebra, obras do pré-sal .
Com a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro dois anos mais tarde, o mercado de seguros no Brasil segue em crescimento. Além disso, a situação econômica do brasileiro melhorou, e também há as obras do pré-sal, que demandam ainda mais investimentos - e mais seguros.
"Não há como colocar em risco eventos desta magnitude e por isso mesmo, o setor já está crescendo. As empresas especializadas já estão contratando seguros para garantir o evento", comentou Luciana Santana, diretora da Life Insurance, empresa de consultoria e assessoria em seguros.
Viagem
"Em um cenário geral, todos os segmentos têm um seguro atrelado", afirmou. Segundo ela, há uma grande procura especialmente pelo seguro viagem, que já cresce com o setor de turismo impulsionado pela melhoria econômica e a consequente procura por viagens nacionais e internacionais (que aumentou 19,87% no primeiro semestre do ano).
Existem agências que procuram esse tipo de seguros para incluí-lo em pacotes. O mesmo ocorre em empresas que querem cobrir as viagens de seus executivos, contratando apólices para protegê-los. "E não é um seguro caro, fica por cerca de R$ 300; sendo que aumenta conforme a cobertura, se inclui perdas com bagagem, hospital, concierge e os número de dias da viagem".
Classes C e D
Luciana também citou "a ascensão das classes C e D para o aumento dos planos de saúde e odontológicos" que foram responsáveis por 50% e 30% dos planos mais vendidos segundo a Life Insurance, seguidos por 10% de seguros de vida e 10% referentes a outros tipos de seguro (como previdência, automóvel, acidentes pessoais, condomínio, empresarial, residencial, transporte de carga e riscos de engenharia).
"As oportunidades com o aumento do poder aquisitivo aumentaram. O aumento da procura por informações por planos de saúde e odontológicos subiu de 8% a 10%. Nem todas as negociações se concretizaram, mas essa faixa da população já está buscando informações sobre o seguro", observou a diretora.
Alta
No ano passado, o faturamento da Life Insurance alcançou R$ 1,4 milhão. No entanto, Luciana afirma que o crescimento da empresa pode até não ser tão grande quanto o esperado, mas os números devem ser superados em 2012, uma vez que a vários dos contratos fechados este ano serão lançados no exercício financeiro do próximo ano.
"Temos uma grande demanda principalmente nos setores de engenharia e construção. As empresas, especialmente as de petróleo, óleo e gás, passaram a contratar mais seguros estão tentando se adequar", disse Luciana, confirmando que todo o mercado está em alta.
"Responsabilidade civil; viagens; auto é um mercado sempre em alta, com o incentivo fiscal, além de tudo o brasileiro é um apaixonado por carros. Seguros ligados ao varejo; modalidades corporativas; seguro de vida para pessoa física; previdência", enumera a diretora da Life Insurance. "É um mercado que não tem estabilizado nem diminuído; tem crescido", sentencia.
Fonte: Portal Monitor Mercantil