O crescimento da renda do brasileiro tem tido reflexo claro no crescimento das vendas de Seguros para pessoas físicas no primeiro trimestre do ano. Os Seguros de vida (individual e coletivo), acidente pessoal, proteção financeira, educacional e de viagem movimentaram R$ 4,6 bilhões em receita nos três primeiros meses do ano, expansão de 26% se comparado a igual período do ano anterior, de acordo com levantamento da Fenaprevi. “À medida em que cresce a massa salarial no Brasil e mais pessoas entram na classe média, começam a ter poder aquisitivo e podem se proteger”, diz Osvaldo do Nascimento, vicepresidente da Fenaprevi.
Segundo ele, o primeiro seguro que as pessoas costumam adquirir é o de acidentes pessoais, pois é o que protege de riscos mais perceptíveis. “É uma forma de se proteger de acidentes e ou de uma doença no período de formação de patrimônio”, diz. A modalidade de acidentes pessoais foi a que puxou a venda de Seguros para pessoas. No período, o segmento acumulou R$ 1 bilhão em faturamento, expansão de 51,5%, o maior desempenho percentual para o período desde 2002, quando a federação iniciou a série histórica. O segundo maior crescimento relativo foi do segmento de viagem, que faturou R$ 11,4 milhões, 38,3% a mais que os R$ 8,2 milhões dos primeiros três meses de 2010.
O seguro prestamista (proteção financeira) foi o terceiro com maior expansão percentual: avanço de 32,17%, para R$ 1 bilhão em receita. Apesar da grande expansão, a penetração de Seguros ainda é baixa no Brasil. “O seguro de vida, por exemplo, atinge apenas 4% da população, é uma fatia pequena”, diz Nascimento.
Fonte: portal de notícias segs
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