A campanha promovida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está usando o bom humor para lembrar aos motoristas e pedestres de São Paulo como o respeito às leis de trânsito pode evitar acidentes. No cruzamento de uma das avenidas mais importantes de São Paulo, é difícil saber quem tem razão.
Em 2010, 1.357 pessoas morreram no trânsito da maior cidade do país. O número é sete vezes maior do que em Nova York e Tóquio. A metade era pedestre.
Pressa, impaciência, negligência e desespero. Mímicos fazem parte de um programa da Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, para orientar as pessoas na hora de atravessar a rua. Com um jeitinho bem simpático, eles estão ajudando a educar motoristas, motociclistas e pedestres e assim evitar acidentes e salvar vidas. A bronca não dói no bolso, mas é para ser levada a sério.
Uma placa avisa quem tem prioridade, mas nem todo motorista respeita. Um apressadinho quase passa no sinal vermelho. Com bom humor, ele é repreendido e obedece. Puxão de orelha também vale para pedestre!
Além dos mímicos, a CET colocou 76 agentes com placas monitorando alguns cruzamentos .Desde o dia 18, são mais 1.040 pessoas trabalhando nos pontos perigosos da cidade.
Na área central, onde há dois meses foi iniciada a ação, já diminuiu em 70% o número de atropelamentos.
A distração é responsável pela maior parte dos atropelamentos. Os mímicos já perceberam que reconhecer o erro é fácil: “99% pedem desculpa. Não precisa nem pedir desculpa, é só não fazer mais”, avisa um deles.
Fonte: Portal de notícias FENASEG