.

.
A Corretora que representamos trabalha com as mais conceituadas e competentes Seguradoras do mercado; possui uma equipe de profissionais treinados, buscando sempre soluções de alta qualidade e preço justo. Nossa meta: Identificar as áreas de exposição e recomendar soluções de alta qualidade. Estamos em Campos dos Goytacazes desde 1998 e temos a proteção que você procura. Fale com nossa equipe e depois de escolher a oferta de proteção, escolha os planos que mais te atendem. Canais de atendimento: WhatsApp (22) 99818-8832 ; e-mail: seguroemtemposderiscos@gmail.com ou c.barbosa2006@terra.com.br

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mensagens de texto podem ajudar a parar de fumar

SMS de incentivo aumentam em duas vezes as chances do fumante a largar vício

 
Uma pesquisa feita pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e publicada na revista médica The Lancet provou que pessoas que querem parar de fumar têm duas vezes mais chances de ter sucesso em abandonar o vício quando recebem mensagens de texto em seus telefones celulares para encorajá-las.

Uma equipe de médicos britânicos recrutou 5.800 fumantes e os separaram, aleatoriamente, em dois grupos: um que recebeu mensagens de SMS elaboradas e um grupo de controle.

O primeiro grupo recebeu cinco mensagens por dia nas primeiras cinco semanas e depois três por semana nos seis meses seguintes. As mensagens, que foram elaboradas com ajuda de ex-fumantes, traziam conselhos e encorajavam os participantes a largar o cigarro.

Os voluntários desse grupo também tinham acesso a um sistema personalizado ao qual podiam recorrer em caso de necessidade. Eles enviavam palavras "abstinência" ou "recaída" e recebiam mensagem de incentivo e conforto de volta.

Os fumantes do grupo de controle receberam apenas mensagens brandas a cada quinzena, agradecendo-lhes por participar ou outras mensagens sem relação com o tabagismo.

Após seis meses, 10,7% das pessoas do grupo apoiado por mensagens de SMS pararam de fumar, contra apenas 4,9% no grupo de controle. As taxas de sucesso foram similares em todas as idades e grupos sociais.

Para saber se os indivíduos realmente haviam parado de fumar, os médicos coletavam amostras de saliva dos participantes para examinar e detectar a presença de cotinina, um elemento químico presente no tabaco.

Entenda por que o cigarro vicia
Infelizmente, nem sempre o tabagismo foi considerado doença. Foi somente no final dos anos 1980, com a descoberta dos receptores da nicotina no cérebro e seu poder de viciar (maior do que drogas como cocaína e heroína), que a coisa mudou de figura.

Hoje sabe-se que os receptores específicos para a nicotina no cérebro, quando ativados, liberam substâncias que garantem sensação de prazer. É por isso que um cigarrinho já basta para amenizar sintomas de ansiedade e depressão. Diga-se, não à toa tem ganhado muitos adeptos nestes tempos de estresse crônico.

Na busca por essa sensação de bem-estar, a pessoa passa a acender um cigarro atrás do outro, condicionando-se. Nos viciados, deixar de fumar por algumas horas dá uma sensação terrível e um desejo incontrolável de tragar - é a síndrome da abstinência. Quem fuma mais de 15 por dia é considerado grande dependente.

Abstinência de nicotina
Quando as pessoas usam o tabaco de forma regular, o corpo delas desenvolve uma necessidade por nicotina. Se elas não ingerirem a nicotina, elas começam a ter sintomas de abstinência. Esses sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem do quanto de nicotina a pessoa está acostumada a ingerir. Quanto maior a quantidade, mais fortes são os sintomas: Cansaço; Irritação; Nervosismo; Ansiedade; Tristeza ou depressão; Fome maior do que usual; dificuldade para dormir, lidar com o estresse e concentrar-se.

A abstinência da nicotina começa normalmente 24 depois de a pessoa parar de fumar ou de usar substâncias com tabaco. Os sintomas podem piorar entre 24 e 48 horas depois de a pessoa parar de fumar e podem durar poucos dias ou até quatro semanas. A duração média dos sintomas é de três a quatro semanas. A vontade de fumar e o aumento do apetite podem durar meses. O tratamento para a abstinência inclui remédios, terapia ou grupos de apoio, uma dieta e exercícios regulares.

Sensações que o fumo proporciona
Pense em que momentos do dia o cigarro é necessário: depois que os efeitos do café da manhã começam a passar? Perto das refeições? Depois de ficar parado por um longo tempo?

Às vezes as pessoas fumam para ganhar concentração ou se manter alertas. A nicotina presente nos produtos de tabaco geralmente é suficiente para despertar seu cérebro, mas não há substituto a uma boa noite de sono, alimentação saudável, exercícios e curtir a vida.
Fumar para aliviar a tensão
Pergunte a você mesmo algumas questões para descobrir se você fuma para aliviar a tensão, a irritação, o stress ou para melhorar o humor.

O alívio que você sente ao fumar vem do ato de tirar um tempo para fumar e também dos efeitos químicos da nicotina no cérebro. Se você retornar ao ambiente estressante logo depois de acabar o cigarro, a tensão logo voltará e você precisará de outro cigarro. O cigarro, na verdade, não faz a tensão, o stress ou depressão sumirem. A única forma de realmente controlar o stress na sua vida é identificar o que causa o stress e aprender a mudar o jeito que você reage a situações estressantes.

Fonte: Portal Minha Vida / MSN